Solus quebrou vários estigmas e é hoje referência no Brasil

Solus

12 mai 2022

Anderson Forin atualmente é colaborador da Solus e também o primeiro usuário a utilizar nosso sistema. A sua relação com a Solus começou quando ele ainda trabalhava no Hospital Evangélico de Londrina, nos anos 90. “O Hospitalar é o plano de saúde do Hospital Evangélico, que é uma entidade filantrópica e, nessa época, quando eu fui trabalhar lá, o sistema do plano quem fazia era a informática do hospital. Nesse período, o Alcir era o gerente da área de informática. Em 1998, veio a nova regulamentação dos planos de saúde. Com essa Lei 9656/98, foram criadas várias normas de como tinha que funcionar um plano de saúde e tivemos que nos adaptar, pois o sistema e a linguagem que a gente tinha lá eram ferramentas não muito complexas, ainda que não estivesse totalmente fora do que a nova legislação estava pedindo, ainda não era o ideal. O nosso banco de dados ainda não era indexado, então algumas coisas tinha que fazer à mão e outras no computador. Dava muito mais trabalho e não oferecia a segurança necessária”, lembra Forin.

Nessa força tarefa para readequar o sistema, Alcir Bufalo e Decio Wey Berti, que na época era o novo diretor do Hospitalar, formaram uma equipe para trabalhar nesse novo projeto. “Sentamos, lemos e relemos as novas diretrizes da recente legislação e, a partir disso, o Alcir  foi desenhando o novo sistema dentro dessa nova linguagem, que tinha uma estrutura totalmente diferente. O início foi muito marcado com a soma de duas coisas: expectativa e medo. Medo, porque nós tínhamos prazos e muitas coisas para resolver, coisas que não estávamos acostumados, então íamos fazendo, testando e já observando se dava certo ou não. A expectativa era de realmente construir um sistema confiável, que a gente colocasse um relatório lá e não tivesse o trabalho de ter que ficar checando, fazendo a contra prova”, conta Forin.

 

Com o passar do tempo, todos os módulos foram sendo criados e integrados ao sistema - o que é exatamente o grande diferencial da Solus entre os seus principais concorrentes. Para Anderson, o grande lado positivo de toda a luta que foi fazer o sistema Solus ganhar vida foi se ter a oportunidade de se profissionalizar, “por causa da regulação da ANS, nós fomos obrigados a nos profissionalizar, mas todo o processo foi muito gratificante, pois conseguimos atingir os nossos objetivos, conseguimos atender às exigências da ANS e, o mais importante, conseguimos nos manter no mercado. Costumo dizer que todos nós que trabalhamos na criação da Solus estávamos no lugar certo e na hora certa”, enfatiza.

 

E lá se foram 25 anos. Atualmente, a Solus está presente em mais de 20 estados do Brasil e é uma das referências na área. Tanto o sistema Solus como também sua equipe não são perfeitos, estão em constante evolução e procuram todos os dias evoluir cada vez mais, como qualquer outro sistema. Mas, para Forin, é totalmente seguro dizer que o sistema Solus “se não for o melhor, é um dos melhores softwares que nós temos no mercado. E o sentimento que isso gera em mim é o de satisfação. Afinal, querendo ou não, eu fiz parte de toda essa história desde o começo. Então, eu fico feliz de nós termos conseguido quebrar vários estigmas e ter evoluído ao longo dos anos, me traz muito orgulho ser da Solus”, finaliza Anderson.  



Isso é Solus: 25 anos de história!

compartilhe