Solus Saúde é, desde o princípio, sinônimo de trabalho em equipe

Solus

12 mai 2022

A Solus é uma empresa que há 25 anos marca presença no cenário de soluções em tecnologia e software para operadoras de plano de saúde. Criada em 1997, ela é fruto de muito trabalho em equipe e vontade de dar certo. Desenvolvida em um momento de grandes mudanças impostas pela recém criada Agência Nacional de Saúde Suplementar, a Solus é atualmente uma grande referência no país inteiro. 

 

Decio Wey Berti é um dos personagens que estiveram presentes no início de tudo, lá em 1997. Na época, ela era o diretor do Plano Hospitalar, plano de saúde da Sociedade Evangélica, mantenedora do Hospital Evangélico de Londrina, no Paraná. Para ele, a história de desenvolvimento da Solus começa com o encontro de uma equipe que tinha o desejo de fazer o melhor que podia para informatizar tudo o que era necessário para que tanto o plano quanto o hospital estivessem em regularidade com a ANS, “eu conheci o Alcir Bufalo na primeira passagem dele pelo Hospital Evangélico. Ele saiu por um tempo, mas assim que ele retornou, nós da diretoria pedimos a ele que trabalhasse em um programa próprio para o nosso plano de saúde, que ainda não era nada informatizado”, conta Wey Berti. 

 

E foi a partir daquele pedido que a Solus Saúde começou a dar os seus primeiros passos. Decio e Alcir sentaram juntos, leram com atenção tudo o que precisava ser feito, todas as necessidades que precisavam ser atendidas em relação a relatórios e controles e, assim, a Solus foi nascendo. “Nós começamos a pedir mais informações, mais relatórios, mais controles, pois é exigido muitos controles nos planos de saúde, em relação a segurança e ao financeiro, por exemplo. O que contribuiu para que tudo fosse um sucesso foi que nós tínhamos bons funcionários trabalhando com a equipe, o que nos deu grande apoio”, lembra Decio. 

 

O ex-diretor do Hospital Evangélico de Londrina também relembra que, embora já tivesse trabalhado em uma multinacional por 30 anos, é muito pouco o que se sabia sobre a gestão de um hospital e muito menos de plano de saúde, “tivemos que nos adaptar ao que a ANS estava pedindo naquela época e, graças à equipe que nós tínhamos lá, formada pelo Anderson Forin, todos nós juntos conseguimos elaborar um começo de um plano e depois o Alcir desenvolveu junto com a sua equipe”. Com o passar dos anos, a Solus evoluiu, cresceu e, o plano que nasceu de muita luta e esforço, se espalhou por todo o Brasil. 

 

Decio ainda recorda que a implantação do sistema Solus ajudou a Sociedade Evangélica a se reequilibrar financeiramente, “o sistema serviu e está até hoje servindo o nosso plano hospitalar. E, para nós, foi uma mão na roda.  E, com isso, o plano que estava deficitário, conseguiu dar uma alavancada muito grande e, pode-se dizer, que a sustentação do Hospital Evangélico - pelo menos, naquela época - foi o sistema Solus, que deu ferramentas para que os controles fossem feitos. O plano é a alavanca do Hospital. O plano sendo bem controlado, dando resultado, ajudou muito o Hospital Evangélico”, finaliza o ex-diretor.


Isso é Solus: 25 anos de história!

compartilhe